Total de visualizações de página

Foto: Cláudio Rodrigues/ Oficina Comunicação
Pacientes e acompanhantes do Centro de Oncologia de Caruaru (Ceoc) tiveram uma manhã diferente e especial nesta segunda-feira (18), Dia Nacional do Livro Infantil. Eles foram presenteados com o Festival Literário promovido pelos alunos do curso de Letras da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (Fafica).

A idéia da parceria surgiu da assistente social do Ceoc, Andreia Melo, para comemorar o primeiro ano da biblioteca do Centro e motivar a leitura entre as pessoas que frequentam o local. “Nossa finalidade é a de acolher os pacientes, fornecer o tratamento adequado e as terapias que vão auxiliá-lo nesse processo. Uma delas é a Biblioterapia que não só proporciona o bem estar para quem lê, mas também faz com que o paciente tenha a sensação, e o acompanhante também, de que o tempo passa mais rápido”, explicou.

Durante as apresentações de música e recital de poesias, os alunos do 7º período de Letras, Fernanda, Douglas, Alcileide e Jane, e do 3º período do curso, Rodrigo, provocaram emoções nos pacientes e acompanhantes que aguardavam atendimento na recepção do Ceoc.

Foto: Cláudio Rodrigues/ Oficina Comunicação


Para o professor Fábio Brainer, coordenador do curso, foi um momento gratificante para todos: “foi uma oportunidade ímpar, todos os estudantes ficaram muito satisfeitos com o evento. Chegamos acalentando todas as pessoas presentes que se emocionaram e participaram cantando. Desde quando Andreia entrou em contato comigo para firmar essa parceria, tínhamos certeza de que seria um sucesso”.

O Centro de Oncologia surgiu em 1993 e desde 2000 atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Diariamente, são atendidos cerca de 100 pacientes de, pelo menos, 30 municípios da região. Diversas ações são realizadas para proporcionar conforto para pacientes e acompanhantes. “Quando o paciente está em momentos como este realizado pela Fafica, ouvindo música e poesia, ele não deixa de estar fazendo uma terapia, de cuidar de sua saúde mental. Momentos de bem estar são importantes e nós valorizamos bastante”, ressalta Andreia Melo.

Jornal O Publicador - Um Jornal Completo pra Você

0 comentários:

 
Top