Total de visualizações de página

O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, comentou nesta segunda-feira (11) a renúncia anunciada pelo Papa Bento XVI. O religioso informou que vai deixar seu pontificado em 28 de fevereiro por conta da idade avançada.

“Nós ficamos surpresos com a notícia, mas nós entendemos perfeitamente. No próximo mês de abril, o Papa vai completar 86 anos. O cargo é muito exigente com viagens e o Papa com essa idade está muito fragilizado, ele tem em sua consciência que deveria renunciar”, disse Dom Fernando Saburido.
e acordo com Saburido, a renúncia acarreta uma mudança radical. “Vamos ficar nessa expectativa de quem será o escolhido e de que forma vai conduzir a igreja. Acreditamos que será escolhido alguém de acordo com a vontade de Deus, para poder continuar assumindo, ser o líder maior da Igreja Católica. Agora resta rezar para que encontre um sucessor à altura para continuar a missão”, comentou.

Segundo o arcebispo, no início do mês de março os cardeais devem ser convocados para a escolha do novo Papa. “Aproximadamente 120 cardeais participam do conclave. Eles vão escolher aquele que atenda melhor”, ressaltou.

Renúncia
O Papa Bento XVI anunciou a renúncia pessoalmente, falando em latim, durante o consistório para a canonização de dois mártires. O Vaticano confirmou a notícia e afirmou que o papado vai ficar vago até que o sucessor seja escolhido.

Em comunicado, Bento XVI, que tem 85 anos, afirmou que vai deixar a chefia da Igreja Católica Apostólica Romana devido à idade avançada, por "não ter mais forças" para exercer o cargo. O pontífice afirmou que está "totalmente consciente" da gravidade de seu gesto.

Sucessor de João Paulo II, Bento XVI havia assumido o papado em 19 de abril de 2005.
O Vaticano afirmou que a renúncia vai se formalizar às 20h locais de 28 de fevereiro (17h do horário brasileiro de verão). Até lá, o Papa estará "totalmente encarregado" dos assuntos da igreja.

0 comentários:

 
Top