A partir de janeiro de 2016, o salário mínimo que atualmente está no valor de R$788,00, terá um reajuste e avançará para R$ 880,00. A decisão veio da Câmara dos Deputados que aprovou a medida provisória, com as regras para o reajuste do salário mínimo que irá dos anos de 2016 à 2019.
A medida mantém o reajuste do salário mínimo baseado na fórmula do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que é medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde 1979. Ele é obtido a partir dos índices dos preços ao consumidor regional e tem por objetivo oferecer a variação de preços no mercado, mostrando o aumento do custo da vida da população. A Medida Provisória ainda leva em consideração o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), dos dois anos anteriores.
Esse cálculo usado para o reajuste do salário mínimo é o mesmo que vem sendo feito desde ano de 2008, sendo que neste ano os deputados adicionaram uma emenda que estende o reajuste para todo regime da previdência social ou seja isso faz com que todos os aposentados mesmos os que recebem mais de um salário mínimo tenham o reajuste .
É importante lembrar que apesar da aprovação da câmara dos deputados a medida provisória terá que passar pelo senado e em seguida passar pela presidente Dilma para que possa ser de fato aprovada.
Matéria: Laura Lima - Jornal o Publicador

0 comentários:
Postar um comentário