O Hemope, localizado na cidade de Caruaru, no agreste Pernambucano sofreu uma diminuição de 57% em seus doadores. Segundo Maria José Menezes, captadora de doadores, no mínimo 70 pessoas iam ao local realizar a coleta de sangue, mas desde dezembro de 2015 a quantidade foi reduzida para apenas trinta ao dia, Maria José afirmou que só na semana passada, cinco cirurgias foram canceladas por faltas de sangue. Ela diz que a diminuição nas doações é causada pelas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti: zika vírus, dengue e chikungunya. "As pessoas que tiveram qualquer uma dessas doenças - ou até mesmo uma virose simples - só podem doar sangue após 30 dias que estejam completamente curadas. Isso provoca demora nas doações", explicou.
50 bolsas de sangue tiveram de ser descartadas porque os doadores informaram ao Hemope que contraíram algum tipo de virose. Os estoques estão baixos, na ultima quarta-feira (13), dos tipos sanguíneos positivos haviam apenas duas bolsas AB, 22 do tipo B, 33 do tipo A e 44 do tipo O. Já os negativos contabilizam 17 do tipo O, 11 do tipo A, quatro do tipo B e uma do AB.
O Hemope pede que os interessados e pessoas que estão saudáveis se encaminhem à sede para que possa fazer doações. O Hemope é localizado na Avenida Oswaldo Cruz, número 163 no Bairro Maurício de Nassau, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h e das 13h30 às 17h.
Matéria: Joyce Dias - Jornal O Publicador
0 comentários:
Postar um comentário