Total de visualizações de página


A prefeitura de Caruaru, no agreste pernambucano, divulgou no início desta semana, os homenageados do São João 2016 , a abertura da festividade acontece no dia 4 de junho e homenageará o jornalista e colunista social Marcolino Junior, assassinado em Abril deste ano. Além do jornalista, serão homenageados também, os músicos Gilvan Neves e Walmir Silva, além da artesã caruaruense Marliette Rodrigues.

Foto: Pedro Milet Meireles
Marliete Rodrigues da Silva nasceu em 1957 na cidade de Caruaru, Pernambuco. Ela é filha caçula de um dos nomes mais importantes da arte figurativa popular do Brasil, o mestre Zé Caboclo. O contato de Marliete com a arte do barro começou, claro, muito cedo; era praticamente o dia-a-dia de sua casa. Ela iniciou fazendo brinquedinhos para vender, para comprar outros brinquedos e, juntamente com suas irmãs Helena, Socorro e Carmélia (que atualmente também se dedicam à arte do barro) ajudavam seu pai na pintura das peças, para logo vendê-las na feira da cidade. Ela diz que começou a trabalhar com o barro no ano em que o mestre Vitalino morreu, 1963, e que desde muito cedo descobriu que tinha um amor muito grande pelo trabalho.

Gilvan Neves, nasceu em Caruaru, no agreste, Foi o primeiro filho de uma família de quatro irmãos, teve formação musical toda ela voltada ao folclore e a tradicionalidade. Neto de tocador de 8 baixos e sobrinho de violinista, começou a tocar com 12 anos, posteriormente passou por várias bandas de baile. Aos 18 anos passou a acompanhar vários cantores como: Fernando Mendes, José Augusto, Agnaldo Timóteo, Jerry Adriani, Vanuza, Antônio Marcos e uma temporada de SEISs com o famoso Altemar Dutra.

Marcolino Junior, foi jornalista e colunista social em Caruaru, teve atuações em colunas para jornais impressos e em uma emissora de TV local, Marcolino foi assassinado no dia 16 de abril e os dois suspeitos de cometerem o crime estão presos.





Walmir Silva - que completa 50 anos de carreira em 2016 - foi criado no Bairro do Alto do Moura. Ele é um dos representates do coco em Pernambuco.Além de músico, Walmir é artesão e produtor musical. O artista já cantou ao lado de Gilberto Gil, Julio Iglesias e Madonna.Em turnê nos Estados Unidos cantou para familiares de Michael Jackson e Yoko Onno, viúva de John Lennon. Ao todo, ele gravou mais de 35 trabalhos, entre LPs, CDs e DVDs.



Algumas atrações da grandiosa festa também foram divulgadas, entre elas, estão os shows dos cantores Elba Ramalho e Flávio José no dia 4 de Junho e Adelmario Coelho e Dorgival Dantas no dia dos namorados. Pela primeira vez, a dupla sertaneja Matheus e Kauan estará se apresentando nas festividades juninas da cidade, o show da dupla está marcado para a noite do dia 11 de Junho, no Parque de Eventos Luiz Gonzaga.


Fontes: Sistemas de Comunicação Liberdade, G1, Arte Popular do Brasil
Matéria: Guilherme Correia - Jornal O Publicador

0 comentários:

 
Top