Total de visualizações de página


O Complexo Eólico Santa Brígida, localizado entre as cidades Caetés, Paranatama, Pedra e Venturosa está em fase de acabamento, a previsão de inauguração é em outubro, o complexo está dividido em 7 parques e totaliza 107 aerogeradores (torres) cada aerogerador gerará uma potência de 1,7 MW (Megawatt). Segundo Paulo Henrique Gomes, auxiliar técnico da ENIND Engenharia (empresa responsável pela a parte de elevação e coleta da energia gerada para a subestação coletora) o complexo inteiro gerará uma potência de aproximadamente 180 MW,o que é suficiente para abastecer em média 1,5 milhões de pessoas.
Já foi iniciado os testes nas torres pela ENIND, mais de 60 torres já foram testadas e todas estão aptas para funcionar, a empresa responsável pela obra completa é a Casa dos Ventos que para fazer tal investimento fez um grande empréstimo financiado pelo Governo,quando estiver o Parque todo pronto será vendida as ações para os investidores interessados, a empresa já tem obras desse tipo em outros estados como Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Piauí entre outros estados.


O entrevistado afirma que a energia eólica é a fonte energia mais limpa que pode ser gerada em todos os aspectos porque ela não oscila, consequentemente evitando problemas e porque os impactos ambientais acontecem somente durante a implantação do parque, onde após a conclusão dele pode-se ser reflorestados de acordo com o solo de cada região. Além disso ela possui uma manutenção fácil e barata em relação as outras fontes de energia, a diferença também está no custo, pois não é tão grande em relação aos investimentos de uma hidrelétrica.
O Brasil possui a maior produção de Energia Eólica da América Latina, esta produção acontece no Rio Grande do Norte e produz mais que algumas hidrelétricas do mundo.

Matéria e Fotos: Ana Naiara Vicente de Goés - Jornal O Publicador

0 comentários:

 
Top