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As contas de água, luz e telefone não são mais recebidas nos Bancos. Só nos caixas eletrônicos e casas lotéricas.

A restrição ao caixa interno (boca do caixa) vale para cliente e não cliente. Especialistas e órgãos de defesa do consumidor consideram a medida abusiva porque fere as resoluções do Banco Central sobre o atendimento bancário. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) foi o primeiro a se levantar contra a suspensão do atendimento no caixa interno.

Em uma resolução do Banco Central, diz o seguinte:

Os bancos têm liberdade para criar convênios referentes a pagamentos de serviços básicos, como água, luz, gás e telefone. Uma vez estabelecido o convênio, não pode haver discriminação entre os clientes e não clientes, além de não estabelecer local e horário de atendimento diferentes daqueles previstos para as demais atividades executadas pela instituição - (Resolução nº 1.865/1991 do BC).

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), porta-voz das instituições financeiras, alega que os bancos estão cumprindo as resoluções do BC e atendendo os clientes mediante os convênios firmados com as concessionárias e prestadoras de serviços públicos.

Enfim, o fato é que suas contas de água e luz não podem mais ser pagas no caixa interno dos bancos, logo, quando for ao Banco do Brasil fazer algum deposito ou usar os serviços do BB, já não poderá mais levá aquela conta para ser paga.

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