Total de visualizações de página

Estimasse que o número de casos confirmados de AIDS cresceu 4% em todo o estado de Pernambuco nos últimos anos (dados da secretaria de Saúde e programa de DST/AIDS, ano 2014). As cidades de Caruaru, Recife, Olinda, Ipojuca e Petrolina apresenta a maior concentração de casos confirmados. 

Mas, ouve um novo “surto” de casos de AIDS em caruaru, a aparente calma fez os jovens esquecerem dos perigos da doenças e pararem de usar camisinha, e isso fez o número de novos casos crescer em torno de 170%! EM 2009 o numero de casos confirmados da infecção era de 41, de lá pra cá mais 476 casos foram confirmados (Até o mês de maio de 2015); Em maioria as pessoas infectadas são do sexo masculino, porem o número de pessoas do sexo feminino vem crescendo de forma alarmante. muitos dos portadores dó vírus dizem ser ou foram profissionais do sexo, mas eles não são a maioria dos casos.

Porem esse número pode ser muito maior do que a secretaria espera, pois muitas pessoas que fazem sexo sem camisinha não procuram saber se estão ou não contaminadas e portanto propagam o vírus. 
Caso um novo caso seja confirmado o paciente terá todo um apoio multiprofissional para que sua vida corra da forma mais natural possível; todos os exames e tratamento são distribuídos gratuitamente pelo SUS e os familiares dos pacientes também são acompanhados, bem como crianças que são soro positivo e gestantes, que, com o tratamento correto pode ter seu filho livre do vírus. 

O único e eficaz método de prevenção é o uso de camisinhas, nem DIU, pílula ou qualquer outro método é eficaz. Postos de saúde distribuem gratuitamente as camisinhas, tanto masculina como feminina, e se preciso for ensinam os entesados como usá-las. 

Caso você tenha feito sexo sem proteção segue abaixo o endereço, email e número do centro CAT/COAS Caruaru, o atendimento é sigiloso e você não será exposto ou terá seu nome divulgado: 

Telefone: (81)3701 1428
Endereço: Rua Coronel Limeira, 189 – Centro
CEP: 55002350

Matéria: Hugo Oliveira - Jornal O Publicador

0 comentários:

 
Top