Assim como a reunião anterior, ocorrida no dia 23 de Julho, a reunião desta quinta-feira (30), na casa Lourival de Lucena Galvão, sede do poder legislativo de Panelas, no agreste do estado, foi marcada por fortes conflitos ideológicos, após a leitura e aprovação da ata da reunião passada, a mesa diretora solicitou que a assessoria Jurídica da casa realizasse a analise do PL 05/2015, que visa a criação de um conselho e um fundo de assistência social para o município e regulamenta e estabelece normas para o serviço, este, acusado de irregularidade pelo então vereador e advogado Sr. Edson Rufino, após a análise, o jurídico declarou total legalidade do projeto e afirmou que o mesmo esta totalmente apto para ser votado, o Sr. Edson Rufino fazendo uso de suas atribuições, pediu a tribuna e continuou a defender seu posicionamento afirmando que este omitia um inciso que cita o pagamento de um salário as pessoas com deficiência e que o PL se contradizia em seus diversos pontos, em suas palavras, o então vereador classificou a comissão de redação e justiça como incapaz.
No grande expediente, o Sr. Edson Rufino em sábias palavras, falando sobre toda a área rural do município, citou que a casa deveria fazer uma comissão e a partir desta, visitar toda a área rural do município e elaborar um relatório sobre a situação, cobrando das autoridades competentes, os benefícios necessários, o vereador lembrou também, de prestar solidariedade a família do motorista de transporte alternativo popularmente conhecido por Isídio, em outro momento do grande expediente, Edson citou diversos pontos negativos das gestões dos últimos 20 anos e citou: “ O que lamentamos profundamente, é que um município centenário, tem suas atividades executivas realizadas em um prédio alugado”.
O vereador Wellington Saraiva, agradeceu o empenho do jurídico e apresentou o requerimento 037/2015 de sua autoria, que pede a doação de uma ambulância para atender a comunidade do Brejo de João Alves, no grande expediente, garantiu a satisfação do povo panelense em relação ao governo do então prefeito Sergio Barreto de Miranda e citou obras feitas por este, no Brejo de João Alves em seu primeiro mandato.
O vereador Juacir Alves fez uso da tribuna para manifestar seu apoio do requerimento do vereador Wellington e citou: “Ambulância hoje neste município está sobrando!”. No grande expediente, falou sobre os posicionamentos da oposição, criticou o governo federal e falou sobre os benefícios do programa de valorização humana do município, alvo de críticas do vereador Edson.
O vereador José Cassiano, fazendo uso da tribuna, expressou seu apoio ao requerimento apresentado e citou que o sítio Brejo de João Alves estava “quase abandonado”, mas que ele junto ao executivo, modificaram essa realidade. No grande expediente falou sobre os papeis feitos pelo vereador e citou: “Vereador faz papel de tudo, até de idiota”.
O vereador Denival Melo
parabenizou o vereador Wellington Saraiva e demonstrou apoio ao seu
requerimento, no grande expediente, parabenizou a administração do prefeito,
falando sobre as estradas citou que é impossível assistir a todas ao mesmo
tempo, falando sobre o VH citou: “Pior seria sem ele”.
A vereadora Quitéria Lucena, iniciou suas palavras parabenizando a população panelense pelo cortejo realizado no enterro do motorista conhecido por Isídio e prestou solidariedade a família do mesmo, além disso, expressou apoio ao requerimento apresentado.
O vereador Adelson Cícero iniciou suas palavras cumprimentando os presentes e expressando seu apoio ao PL 06/2015, que só estará em votação na próxima reunião, expressando apoio ao requerimento, citou que o Brejo de João Alves já é assistido a muitos anos e citou alguns dos benefícios, referindo-se ao vereador Wellington Saraiva, citou que a limpeza do distrito de São Lázaro, onde ambos residem, merece atenção na limpeza urbana e no PSF que de acordo com ele, se localiza ao lado da casa do vereador alvo de suas críticas e que só não faria os requerimentos porque não é o representante do executivo no distrito, mais uma vez, o vereador citou sua tristeza em relação a decadência das festividades em São Lázaro.
O vereador Valdemir Soares (Mica), fez uso da palavra apenas para chamar atenção de forma humorística as “alfinetadas” dadas pelo vereador Juacir Alves no companheiro Zé Julio, ao falar sobre as funções de um vereador.
O requerimento do vereador Wellington foi aprovado com unanimidade dos presentes, já o PL 05/15, contou com os votos contra dos vereadores Edson Rufino e Quitéria Lucena e com a abstenção do vereador Adelson Cícero. Os vereadores Mauricio Alexandro (Sandrinho) e Quitéria Maria (Tita) foram os únicos ausentes do encontro.
Matéria: Guilherme Correia – Jornal O Publicador
0 comentários:
Postar um comentário