Total de visualizações de página

Para quem pensa que o carnaval de Pernambuco só acontece nos limites da capital só pode ser "ruim da cabeça ou doente do pé". Brincadeiras à parte, quem deseja conhecer melhor o carnaval do estado não pode deixar de ver o desfile dos Papangus de Bezerros. A folia, que acontece no Agreste pernambucano, a 107 km do Recife, já começou.

Além da população local, chama a atenção o alto número de turistas. A cidade já está tomada de foliões, segundo informações do repórter Raphael Guerra. Fora os tradicionais mascarados, o cantor Claudionor Germano faz show na cidade. E a partir do meio-dia, no Palco Cultural, que fica em frente à prefeitura da cidade, tem Banda Patusco seguido pela Orquestra Lourdinha Nóbrega.

História

O Papangu tem na sua essência a simplicidade do folião que hoje se move ao som do frevo. Um personagem que surgiu no final do século 19 e teve sua origem, segundo os mais antigos, quando homens decidiram brincar o carnaval escondidos atrás de máscaras e vestindo roupas compridas para que ninguém descobrisse suas identidades.

Durante a festança eles percorriam as casas de amigos e parentes modificando a voz e mantendo o rosto escondido. Nesses locais era servido um angu, espécie de mingau de milho. Dessa brincadeira surgiu o nome Papangu.

0 comentários:

 
Top