Toda a Vila tem um certo medo de que não chova, pois o homem que é responsável pela manutenção da rede de abastecimento de água afirma que se não chover até o final do mês de março, não será possível fazer com que a encanação chegue ao nível da água, além do mais, tendo pouca água e muita lama em um mesmo local é natural que a água se torne impropria até mesmo para lavar uma roupa.
A grande maioria dos moradores, agora, só tem a opção de esperar pela chuva, que não tem data para chegar, pois se ela não aparecer logo, toda a Vila e região que depende do Açude do Bola, estará numa situação muito critica.
O nível da água baixou de tal forma que quase todo o paredão está à mostra.
Essa margem nunca apareceu.
Foram feitas varias adaptações para que o cano (azul) chegasse até o nível da água
Nessa imagem esta claro o quanto a água regrediu. Ela chegava até essa pequena arvore a direita. Cerca de uns 17 metros.
Toda parte que agora é apenas areia já foi coberta por água.
A distancia de uma margem até a outra diminuiu consideravelmente. Existem trechos onde algumas pessoas já passaram caminhando.
Desde sua criação em 1978 o açude nunca teve tão pouca água
Os criadores de gado que moram próximos necessitam de muita água. No inicio a água era retirada do açude, mas, depois que a gravidade da seca foi percebida esse ato foi proibido. E agora a água é retirada de outros reservatórios.
4 comentários:
muito legal vc esta de parabens
vc foi muito claro na hora de escrever
muito obrigado... eu como morador sei o quanto a situação ainda pode piorar...
Parabéns João Marcos por sua iniciativa em divulgar o que exatamente está ocorrendo aí no Bola, tenho familiares lá,sabia mais ñ tínhamos a dimensão do problema!Agora cabe aos governantes locais tomarem uma providência para os moradores da região, até que a chuva chegue!Adriana (São Paulo)
obrigado! a situação realmente está bastante ruim... e a nossa unica esperança agora, é esperar a chuva
Postar um comentário