Total de visualizações de página


Hoje é o dia internacional da enfermagem, uma das profissões mais importantes para a saúde e para a sociedade. Não há uma só pessoa que não tenha passado pelos cuidados de um profissional de enfermagem desde o seu nascimento ou em algum momento de enfermidade. 
O Dia Internacional da Enfermagem é celebrado mundialmente desde 1965. Porém, oficialmente esta data só foi estabelecida em 1974, a partir da decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros.No Brasil, a data comemorativa passou a ser reconhecida em 1938, quando a  foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas. No entanto, em nosso pais é comum a celebração da Semana da Enfermagem, que começa em 12 de maio (com o Dia Internacional da Enfermagem) e termina em 20 de maio (com a comemoração do Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem). 

Surgimento 

O dia da enfermagem foi criado em homenagem a todos os profissionais de enfermagem mas e especialmente comemorado no dia 12 de maio em memória ao aniversário de Florence Nightingale a fundadora da enfermagem como profissão. 

Florence abandonou uma vida abastada na Itália onde morava com sua família para estudar e se dedicar à sua religiosidade. Em 1849 faz uma viagem ao Egito e decide-se a servir a Deus, trabalhando em Kaiserswert, Alemanha, entre as diaconisas. Decidida a seguir sua vocação, procura completar seus conhecimentos que julga ainda insuficientes. Visita o Hospital de Dublim dirigido pelas Irmãs de Misericórdia, Ordem Católica de Enfermeiras, fundada 20 anos antes. Conhece as Irmãs de Caridade de São Vicente de Paulo, na Maison de La Providence em Paris. Em 1854 na Guerra da Criméia. Os soldados ingleses acham-se no maior abandono. A mortalidade entre os hospitalizados é de 40%. Florence partiu para Scutari com 38 voluntárias entre religiosas e leigas vindas de diferentes hospitais para cuidar de soldados feridos num hospital de campanha na guerra da Criméia, onde ficou conhecida por dama da lâmpada, pois passava as madrugadas caminhando entre os leitos de seus pacientes com uma lâmpada nas mãos em suas rondas. 

Pelos trabalhos na Criméia, recebe um prêmio do Governo Inglês e, graças a este prêmio, consegue iniciar o que para ela é a única maneira de mudar os destinos da Enfermagem – uma Escola de Enfermagem em 1859. Após a guerra, Florence fundou uma escola de Enfermagem no Hospital Saint Thomas, que passou a servir de modelo para as demais escolas que foram fundadas posteriormente. 
A cor branca nos uniformes das enfermeiras também é herança de Florence que dizia "escolhi o branco porque quero transmitir paz".Pela história do surgimento da enfermagem podemos ter uma noção do quão difícil é o exercício dessa profissão, esta que é ainda tão pouco reconhecida em nosso pais. 

O Jornal O Publicador parabeniza todos os profissionais de enfermagem do Brasil, a esse nosso exercito de guerreiros e guerreiras que saem de suas residências todos os dias para cuidar das nossas famílias muitas vezes deixando de lado a sua, o nosso muito obrigado.

Matéria: Esther Vinezoff - Jornal O Publicador

0 comentários:

 
Top