Total de visualizações de página

   
No  Brasil à estimativa de aproximadamente 57 mil novos casos de câncer de mama em 2015, segundo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva - INCA.
Por isso foi criado o Outubro rosa, mês de conscientização mundial sobre o câncer de mama, que alerta mulheres sobre o auto-exame da mama e a mamografia. Durante todo o mês de outubro serão realizados eventos e palestras para alertar mulheres e homens sobre a doença. Esse tipo de câncer também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos.

O movimento surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, vem sendo promovida anualmente na cidade. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

O serviço de Mastologia Oncológica do Hospital de Câncer de Pernambuco - HCP, referência no tratamento e diagnóstico de câncer em todo o Nordeste, iniciou na ultima quinta-feira (1) uma série de atividades ligadas ao Outubro Rosa. Por mês, o HCP realiza cerca de 1.000 mamografias, 100 cirurgias, 2.000 quimioterapias e 320 exames de diagnósticos. O serviço trata mais de 60% dos casos de câncer de mama do Estado. No primeiro dia do mês, centenas de balões cor de rosa, atividades nos semáforos, a visita dos Doutores da Felicidade e a apresentação de uma banda marcial. Pelos corredores da unidade de saúde, uma voluntária circula exibindo seios feitos à base de travesseiros, para exemplificaram na prática, como realizar o auto exame.

O serviço de Mastologia Oncótica do HCP funciona de segunda a sexta-feira, das  7h às 16h. Para realizar a mamografia no HCP, é necessário realizar agendamento presencialmente, portando RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e telefone de contato. A cada dia são distribuídas mais de 80 fichas distribuídas todos os dias, pela manhã e pela tarde.
O setor realiza mamografia biopsia para diagnóstico e tratamento, cirurgia reparadora, oncologia mamária, quimioterapia, radioterapia, enfermagem, psicologia de reabilitação e fisioterapia de reabilitação. Informações: 3217-8000.

Matéria: Rayanne Elisã - Jornal o Publicador

FONTE: Diário de Pernambuco


0 comentários:

 
Top