Total de visualizações de página

Foto: Diário de Pernambuco
"Esta é uma banda essencial para história da música. Foi ouvindo a performance deles em Caruaru que Gilberto Gil teve a epifânia do tropicalismo", disse Tony Bellotto, guitarrista da banda Titãs.

Domingo, dia 04 de outubro de 2015, a banda de pífanos caruaruense foi o destaque no programa Esquenta (rede globo), eles estão em plena campanha para que as bandas de pífano se tornem patrimônio imaterial da cultura brasileira e foi com calor e fervor que eles foram recebidos no palco do programa Esquenta, da também caruaruense Regina Casé.

A Banda de Pífano entrou no palco tocando “Pipoca moderna” de Caetano Veloso e arrepiou os nordestinos ao tocar “A feira de Caruaru”, música imortal na voz de Luiz Gonzaga. Nem o rock ficou de fora e abanda Titãs afirmou ter composto “fala Renata” inspirados no som do instrumento de sopro.



As bandas de pífano de Caruaru já entregaram a solicitação para tornar-se patrimônio imaterial da cultura brasileira ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Caso a solicitação seja aprovada, as bandas de pífano se tornarão mais um dos movimentos musicais do Nordeste a receber o título, e ficará lado a lado com grandes ritmos como maracatu, o forró, o frevo e os sambas de roda.

Cruzem os dedos e torçam pra que essa tradição cultural tão nordestina quando rapadura e farinha possa oficialmente fazer parte da cultura imaterial do país que já é riquíssima.


Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria: Hugo Wesley - Jornal o Publicador

0 comentários:

 
Top