A idealização do projeto é dos produtores culturais Jôsy Santos e Nido Pedrosa. Para Jôsy, a mostra também é uma forma de apresentar o trabalho dos artesãos do Alto do Moura. "Muitas vezes as pessoas chegam aqui para visitar e vão embora sem conhecer a história do lugar. Então Nido e eu elaboramos o projeto para que elas saibam como surgiu a tradição, conheçam outros tipos de arte, entendam como o trabalho é feito", explica.
Os homenageados da primeira edição são os artesãos Zé Cabloco e Dona Celestina, que foram contemporâneos de Mestre Vitalino. "Zé Cabloco começou a criar as peças depois de Vitalino, foi ele quem deu a expressão do olhar aos bonecos. Já Dona Celestina, esposa dele, fazia panelinhas e potes em miniatura para as crianças. Escolhemos eles pela importância do legado que deixaram", conta Jôsy Santos.
A iniciativa conta com a participação de Marliete Rodrigues e Socorro Rodrigues (filhas do casal homenageado), Severino Vitalino (filho do Mestre Vitalimo), além de Terezinha Gonçalves, Manuel Eudócio e Antônio Miguel. Os interessados devem realizar a inscrição no site do evento ou na Rua Mestre Vitalino, número 519, Alto do Moura, onde ele ocorre. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (81) 9990-6223.
Fonte: G1 Caruaru
0 comentários:
Postar um comentário