Total de visualizações de página

O trabalho para colocar de pé o galo gigante - a alegoria mais famosa do carnaval do Recife - começou na noite de quarta-feira (6), na Ponte Duarte Coelho, no bairro de Santo Antônio, centro do Recife, e só terminou na tarde desta quinta-feira (7). Um guidaste, mais dois caminhões de apoio e 21 operários trabalharam para levantar a estrutura de mais de 30 toneladas.
A Ponte Duarte Coelho, mesmo interditada para a realização do trabalho, continuou muito movimentada. O galo chama a atenção de turistas e pedestres, que param para tirar fotos do rei do carnaval.
A gestora de RH, Paula Ceará, vem para o Recife todos os anos, durante o carnaval. "É emocionante você acompanhar a montagem, desde o início. Você sente melhor o tema, vê as cores, tira fotos. Há 16 anos, venho do Ceará só para vê-lo", conta a visitante.
O ajudante de pedreiro José Cláudio da Silva é paraibano e está de passagem pelo Recife. A montagem o fez parar o que estava fazendo para admirar e registrar o galo gigante. “Parei para ver porque achei muito bonito. Nunca tinha visto assim de perto, é a primeira vez. Fiquei batendo uma foto aqui pra mostrar a minha esposa e as minhas filhas lá [na Paraíba]”, contou.
Já a costureira pernambucana Rosilda Maria da Silva também sentiu a necessidade de fotografar a escultura sendo montado no coração do Recife. “Eu acho muito bonito participar do carnaval, e o galo principalmente, porque é um marco no carnaval do Recife. Eu acho muito lindo”, falou Rosilda.
Toda a estrutura que está sendo erguida na ponte é supervisionada pelo artista plástico Sávio Araújo, responsável pela escultura há quatro carnavais. “Esse galo vem homenageando dois mestres, que é Naná Vasconcelos, nosso internacional percussionista, e o recém-falecido [fotógrafo] Alcir Lacerda, que foi um grande mestre, ensinou a muita gente, criou lentes, enfim, um cientista da sua profissão”.
Para construir e montar a alegoria, o trabalho precisou ser feito a muitas mãos. Pessoas da comunidade de Nova Cruz, em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, deixaram nos mínimos detalhes o carinho pelo galo.
Mudanças no trânsito
Por causa da montagem do galo, muitas linhas de ônibus precisaram alterar o itinerário. Houve a interdição da Ponte Duarte Coelho e os coletivos que vinham da Avenida Conde da Boa Vista e passavam pelo local, agora entram na Rua da Aurora. A orientação do Grande Recife Consórcio de Transporte é que os passageiros peguem o coletivo na mesma parada, tanto na ida quanto na volta.

0 comentários:

 
Top